quem somos

A CABLENA é uma empresa multinacional, de origem mexicana, com mais de 60 anos de fundação e presença no Brasil desde 1997.

Fazemos parte do Grupo Condumex pertencente ao Conglomerado de empresas que compõe o Grupo CARSO. Dentro de nosso conglomerado, além de empresas industriais, temos companhias dos mais diferentes setores como: Construção Civil, Bancos, Mineração e Telecomunicações, se destacando nesta última, o Grupo América Movil – controlador no Brasil da Claro S.A (Embratel e NET).

Produzimos Cabos Ópticos, Cabos Automotivos e Cabos de Energia em território nacional, onde a qualidade é a premissa fundamental e o respeito ao meio ambiente, premissa integral.

Logo Condumex
Logo Grupo Carso

Mapa global estilizado com destaque para México, Brasil, Espanha e China

produção nacional

  • Cabos Automotivos;

  • Cabos Elétricos para os segmentos eletroeletrônicos e para construção civil;

  • Cabos Ópticos;

É importante dar um país melhor aos nossos filhos,
mas é mais importante dar melhores crianças ao seu país.
― Carlos Slim Helú

Pesquisa e Desenvolvimento

Contamos com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento próprio que é referência na América Latina. O CIDEC (Centro e Investigación y Desarrollo Carso) fica na cidade de Querétaro – México e possui profissionais altamente especializados e tecnologia própria, permitindo às empresas do grupo desenvolver produtos adequados às necessidades de seus clientes. Hoje, já contamos com 67 patentes no México, 107 internacionais e mais 149 depositadas, totalizando 323 patentes.
No Brasil, cabos automotivos, cabos de energia e cabos ópticos foram desenvolvidos, testados e homologados.
Os cabos automotivos foram homologados pelas principais montadoras mundiais e podem ser utilizados em qualquer parte do mundo.
Os cabos de energia cumprem integralmente todos os requisitos aplicáveis e possuem homologação do Inmetro, oferecendo à sua casa toda a segurança para você e sua família.
Os cabos ópticos foram desenhados e otimizados para atendimento, desde as ISPs até às maiores operadoras de telefonia, fornecendo o estado da arte em fibras ópticas.

Nossas fábricas contam com certificados ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e IATF 16949 pela ABS.

Diagrama com logo da Cablena ao centro e diversos segmentos de atuação ao redor
Logos da Anatel, Inmetro e Qualifio

A cablena

Conheça a CABLENA e faça parte da nossa história. Todas as coisas estão conectadas. E nós vamos continuar conectando.

Todos da Cablena do Brasil são comprometidos com os objetivos de gestão de qualidade para a melhoria contínua de nossos produtos e processos, com foco em satisfazer os requisitos acordados com nossos clientes e partes interessadas, visando à rentabilidade do negócio.

Todos da Cablena do Brasil são comprometidos em preservar os recursos naturais e reduzir o seu consumo para a prevenção da poluição e a proteção do meio ambiente. Trabalhamos pelo uso racional de energia, dos recursos hídricos e controle de resíduos gerados, através da melhoria contínua dos nossos processos, cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e outros requisitos das partes interessadas determinados pela organização.

Objetivos Ambientais

  • Cumprir as disposições legais e demais requisitos aplicáveis à gestão ambiental;
  • Prevenir, controlar e reduzir os resíduos gerados pelos produtos e processos;
  • Melhorar continuamente nossos processos produtivos para proteção do Meio Ambiente;
  • Promover a cultura de sustentabilidade ambiental em nossos colaboradores, fornecedores e clientes.

Todos da Cablena do Brasil estamos comprometidos com os objetivos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, suportando-se na participação ativa do pessoal e proporcionando os recursos necessários para atender os seguintes propósitos:

  • Fornecer e manter condições de trabalho seguras e saudáveis para prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho atribuído à sua função;
  • Cumprir integralmente os requisitos legais e outros requisitos de saúde e segurança Ocupacional adotados pela empresa;
  • Eliminar perigos e reduzir os riscos de saúde e segurança ocupacional;
  • Buscar a melhoria contínua do Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional;
  • Promover e apoiar através de comitês de segurança a consulta e participação dos trabalhadores para o planejamento, avaliação, manutenção e melhoria do Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional.

Objetivos

  1. Eliminar e atuar nas condições inseguras;
  2. Cumprir as disposições legais e demais requisitos aplicáveis a gestão de saúde e segurança ocupacional;
  3. Promover a participação dos colaboradores na cultura da segurança e do bem-estar dentro e fora das dependências da empresa.
  • Incrementar a satisfação do cliente;
  • Melhorar continuamente a qualidade dos produtos e a eficácia dos processos operacionais;
  • Cumprir com as expectativas das partes interessadas.

Ser um dos líderes nos mercados que participamos, satisfazendo as necessidades dos clientes com produtos de vanguarda tecnológica, qualidade, preço competitivo e serviço eficiente.

Ser reconhecido dentro dos setores de cabos onde atuamos, fornecendo produtos com tecnologia, preço e serviços competitivos, buscando também uma atuação em outros países da América do Sul.

  • Exceder as expectativas dos clientes;
  • Eliminar todo tipo de desperdício e as atividades que não geram valor para os clientes;
  • Reduzir constantemente o tempo: de resposta aos clientes, no desenvolvimento de novos produtos, de produção e de entrega;
  • Produzir competitivamente qualquer volume;
  • Qualidade na origem, durante e depois;
  • Integrar a cadeia desde os clientes até os fornecedores, através de uma relação baseada no reconhecimento dos mútuos interesses;
  • Aplicar 5 Rs (Reprojetar, Reduzir, Reusar, Reciclar e Racionalizar) em todo momento;
  • Saúde, Segurança e Ecologia para o bem-estar dos colaboradores e da comunidade.

Valores da Organização

Serviço ao Cliente

O cliente é o mais importante para nossa empresa. Devemos oferecer atendimento oportuno, antes, durante e depois de atendidas as necessidades de produtos e serviços. Manter sempre uma conduta de cordialidade e gentileza.

Melhoria Contínua

Manter uma atitude de inovação e criatividade todos os dias, com o intuito de melhorar nossos processos, produtos e serviços.

Ética

Em nossa forma de atuação, devem-se predominar os princípios morais (justiça, respeito, integridade, honestidade e discrição).

Participação

Procurar a participação de todas as pessoas na execução das atividades estabelecidas, solução dos problemas e melhoria contínua dos processos, trabalhando em equipe e procurando melhorar a produtividade.

Responsabilidade

Todos os colaboradores devem comprometer-se com o desempenho em suas atividades, com os objetivos planejados e com os prazos estabelecidos.

Comunicação

Todos os colaboradores devem compartilhar as informações, sugestões e experiências, entre todos e com os clientes.

Interação com o Meio

Trabalhar de forma a cuidar e não agredir o meio ambiente.

Temos um programa de integridade corporativa focado na realização dos objetivos acima mencionados e está estruturado da seguinte forma:

O pilar da cultura empresarial em que nossa empresa está baseada desde a sua criação, é a conduta ética. Está incluído na missão,visão e valores, planos de negócio e na política de Responsabilidade Social.

Ética nos negocios, respeto aos direitos humanos e anticorrupção são elementos que buscam garantir que nossas atividades e as do pessoal cumpram as leis e normas aplicáveis no país.

Além disso, eles buscam gerar um comportamento baseado em valores éticos e compromissos formais de conduta, bem como prevenir e detectar qualquer violação no tempo e na forma.

Modelo de Gestão do Código de Ética

Estabelece princípios de ação para o pessoal, em aspectos relacionados à corrupção e suborno, respeito e tratamento justo das pessoas, igualdade de oportunidades, desenvolvimento pessoal e profissional, saúde e segurança no trabalho, respeito ao meio ambiente, entre outros.

Comitê de Ética

Ele é responsável por garantir o conhecimento, aplicação e conformidade com o próprio Código.

Sistemas de Seguro

Os mecanismos estão organizados para monitorar a divulgação e o cumprimento do Código de Ética, tais como:

Canal de denúncias, através do qual funcionários, clientes e fornecedores podem fazer consultas ou denunciar situações ilegais.

Carta de Adesão, significa que o pessoal declara ter lido, compreendido e concordado em aderir a conduta ética, regulamentos internos e externos e relatar qualquer falta de responsabilidade de maneira responsável.

Curso sobre o Código, que corresponde a uma atualização recente em nossos planos de ação, incluindo-o como um aspecto inevitável para todo o pessoal, desde a indução até a ratificação por meio de reuniões operacionais e de comunicação.

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